A Irmã Franciscana da Ação Pastoral, Even Keice Melo dos Santos, compartilhou conosco sua inspiradora história de vocação e comprometimento com a vida Religiosa Consagrada. Natural da cidade de Óbidos, localizada no oeste do estado do Pará, Amazônia, traz consigo as raízes e a autenticidade dessa rica região do Brasil.  

Remontando ao ano de 2012, ela relembra uma simples conversa com o saudoso Pe. José Paulo Cardoso, que marcou o início de sua busca por um propósito maior. 

“Em 2012, durante uma conversa com o Pe. José Paulo (in memoriam), eu manifestei meu desejo pela vida Religiosa Consagrada. Foi nesse momento que ele se tornou meu guia, acompanhando meu discernimento vocacional”, compartilha Ir. Even. 

No mês de agosto de 2012, com 19 anos, Even participou do encontro vocacional, onde sua inclinação para a vida religiosa se consolidou. Pe. José Paulo então a encaminhou para uma conversa com a Ir. Ivaldete Rodrigues, que a convidou para uma experiência vocacional na Congregação das Franciscanas da Ação Pastoral. 

No ano seguinte, em 2013, Even foi acolhida na Congregação como aspirante, iniciando as etapas do processo vocacional. Sua jornada continuou com o Noviciado em São Luís – MA, culminando em um momento de grande significado em 2018, quando, em Óbidos-PA, proferiu seus primeiros votos. No início deste ano a jovem Franciscana, abraçou um compromisso ainda mais profundo, a Profissão Perpétua, celebrada com emoção em Goiânia-GO, no dia 01 de janeiro de 2024. 

A decisão pela vida religiosa foi uma surpresa para a família, principalmente para seus pais. Mesmo assim, eles ofereceram apoio incondicional à decisão da filha, demonstrando amor e compreensão pela sua escolha. 

Atualmente, Ir. Even é estudante de Nutrição, e vê sua formação como uma contribuição valiosa para a missão que abraçou. Atuando nas Pastorais, ela destaca que cada interação é um aprendizado constante, uma troca de experiências que fortalece seu chamado e onde ela sente o amor de Deus manifestado nos detalhes mais simples. 

Em suas próprias palavras, Ir. Even expressa sua gratidão e alegria: “Louvo e Agradeço a Deus pela minha missão na FAP, sinto-me feliz e agraciada pela minha escolha. Que Maria, Mãe do Bom Pastor, me ajude sempre a dizer Sim.” 

A história da jovem Franciscana Ir. Even é um testemunho inspirador de coragem, discernimento e entrega à fé, um lembrete de que o chamado pode nos levar a lugares inesperados, mas sempre guiados pela luz da fé e do amor. 

Fotos: Arquivos FAP 

@franciscanasdaacaopastoral 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *